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Os múltiplos papéis do Atendimento Publicitário

Por Alyne Kumasaka

Hoje, é papel das agências pensar no futuro. Os jobs estão sendo substituídos por projetos que visam soluções para vencer os desafios com criatividade e inovação. Vivemos a era das marcas com propósito, e muitas vezes precisamos alinhar os nossos objetivos aos de nossos clientes. Essa sinergia é imprescindível para o bom relacionamento. E é aí que entra o Atendimento, ou o Gestor de Contas – aqui na agência somos Gerente e Coordenadores de Contas.

Enfim, independente da qualificação, é primordial que este profissional se reinvente. Mais que o contato entre a agência e o cliente, devemos ser uma conexão contínua entre eles. É uma atribuição que requer liderança, conhecimento especializado, talento e muito jogo de cintura. Com base na minha experiência e na paixão que tenho por esta área, resolvi explanar exatamente sobre as múltiplas habilidades que precisamos desenvolver, hoje, para suprir demandas cada vez mais desafiadoras:

Focar nos negócios
Acima de tudo, o Atendimento deve ser uma pessoa de negócios, que age como agência e pensa como cliente, e algumas vezes vice-versa. Além de buscar resultados de mercado para o cliente, precisa trazer resultados de negócios para a agência. E acredite: não é uma tarefa simples, apesar de instigante.

Enxergar à frente
Um bom gerente de contas tem que conhecer bem a área de atuação da empresa que atende, os produtos, o público, a concorrência, as tendências etc. Mas isso é o básico do básico. Hoje, é preciso entender a essência para fazer diagnósticos que contribuirão para o sucesso dos projetos, propondo não somente o que o cliente almeja, mas o que de fato ele precisa para atingir os objetivos.

Entender para atender
Não basta conhecer o mercado, é preciso compreender os movimentos do Marketing e as características de cada segmento. Grande parte dos Atendimentos focam apenas na propaganda, deixando de atentar-se aos canais, alternativas, modelos de precificação etc.

Ser criativo
Diferente do que muitos pensam, a criatividade não se limita ao departamento de Criação. Na verdade, é um atributo essencial a todas as áreas da Publicidade, inclusive ao Atendimento, que precisa dela para montar um bom briefing, conduzir uma reunião com maestria, ou mesmo apresentar um projeto. Mas, mais que isso, precisamos de imaginação para trabalhar de forma holística pelo cliente, saindo do lugar-comum e propondo soluções alternativas, que podem colaborar para o sucesso de forma diferenciada.

Conhecer a agência de ponta a ponta
O olhar do Atendimento não pode estar voltado apenas para o cliente. É importante que conheça bem os processos e departamentos da agência, conquiste o respeito e a confiança do pessoal, além de relacionar-se bem com a equipe, interagindo com cada área. Isso é essencial para a otimização de trabalhos mais assertivos.

Bem, essa é a forma como vejo o Atendimento de Contas no contexto atual: um profissional focado e dono de múltiplos predicados que colaboram para o sucesso de seu cliente, mas também para as conquistas da agência. Capaz de atuar na compreensão e gerenciamento de uma comunicação muito mais complexa, que exige empenho, criatividade e inovação para o fomento de resultados realmente eficientes.

 

Alyne Kumasaka

Gerente de Contas

Formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Direção e Gestão de Marketing pela Universidad de Barcelona, está há 10 anos no mercado e desde 2013 na LabCom, atendendo clientes como Editora Novo Conceito, ForteFrigo, Cialne e Dow AgroSciences.