Blog

O Marketing 4.0 e o novo consumidor

Por Tatiana Arantes

Impossível não lembrar dele quando o assunto é marketing.

Philip Kotler é considerado o “o pai do marketing moderno” e uma das personalidades mais influentes no mundo dos negócios com mais de 25 títulos publicados, o último saiu no início deste ano: “Marketing 4.0 – do Tradicional ao Digital.

Escrito em coautoria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, a publicação funciona como um guia prático que ajuda a mudar a mentalidade do marketing tradicional para o digital, auxiliando a compreender que não foram apenas as regras que mudaram, mas os próprios consumidores, e é preciso saber como agir agora para impactá-los.

Mas, antes de mais nada, vamos entender a evolução do marketing e suas principais diferenças:

Diferenças

Evoluído das eras de produto e consumidor, o Marketing 3.0 trouxe a era do consumidor como “ser humano”, que vê o diferencial de produtos que façam mais do que satisfazer suas próprias necessidades, optando por marcas com fortes reasons to believe.

A evolução deste conceito (que não podemos classificar como ultrapassado) é a vertente mais importante do marketing 4.0: alcançar este posicionamento também no âmbito digital e em toda sua interatividade – em que todos podem ser propulsores e com poder de persuasão.

Empoderamento do consumidor
Com a grande acessibilidade à internet e smartphones, a comunicação foi democratizada e o cliente, empoderado.

Kotler defende a necessidade do marketing em adaptar-se a este consumidor conectado, que hoje leva em consideração opiniões e todas as informações disponíveis sobre uma empresa na internet.  Agora, as marcas não competem mais apenas entre elas, mas com seus próprios clientes, como no caso do AirBnb, no setor de hospedagem.

Hoje, por conta desta nova realidade, as empresas veem a necessidade de se posicionar nas mídias sociais, afinal, não é mais delas a decisão de estar, ou não, conectadas nas redes: todas já estão, dentro dos comentários dos usuários. Essa é uma realidade.

A partir do empoderamento do consumidor conectado, abordado por Kotler, surgem algumas tendências:

Online to Offline
O conceito de Online to Offline configura serviços que associam os meios digital e físico. Na era do consumidor conectado, essa integração é imprescindível e acredite: ficar de fora é se autossabotar.

Digo mais, não basta a presença digital, é preciso ir além e buscar os clientes por meio de estratégias que impulsionem seu negócio de forma completa. Hoje, o consumidor tem menos tempo para dar atenção às marcas e, some-se a isso, a infinidade de possibilidades de ofertas que estão o tempo todo (mesmo!) à sua frente, a um clique – ou melhor, a um toque – de distância. É preciso chamar a atenção e entregar a mensagem que ele quer ouvir.

Este é o cenário. É preciso focar nos ilimitados dados que o online pode trazer para o offline para atrair o consumidor até a loja física a partir da análise de seu comportamento no digital.

Advogados de marcas
Os consumidores buscam a opinião de outros na web quando querem efetivar uma compra. Nesse sentido, os advogados de marca se sobressaem: são peças essenciais, apaixonados por um produto ou serviço, completamente envolvidos com a marca, a recomendam aos amigos, a defendem de detratores e ajudam a espalhar sua mensagem. Através deste consumidor engajado, você atingirá mais clientes.

Conteúdo: palavra de ordem
Para interagir e engajar o público-alvo, conquistar, de fato, o consumidor e ampliar a rede de clientes, o Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias do Marketing 4.0.  É preciso consistência e relevância para atrair, envolver e gerar valor, criando uma percepção positiva da empresa.

Interagir é preciso
Neste contexto, nunca foi tão importante interagir com o cliente e, mais que isso: fidelizá-lo, mas isso ocorrerá somente com uma experiência de consumo realmente satisfatória. Conheça o seu consumidor, relacione-se com ele na web e torne sua participação um diferencial do seu negócio, a ponto de transformar o cliente em um defensor da sua marca.

Enfim, este foi apenas uma brevíssima análise deste livro de Kotler, que reforça a razão do Marketing 4.0 estar se tornando categórico para a produtividade.

Marketing 4.0 – do  Tradicional ao Digital vai te auxiliar a navegar em um mundo cada vez mais conectado, com consumidores em plena mudança de comportamento, de modo a alcançar com eficiência o seu cliente.

Tatiana Arantes

Gerente de Marketing Digital

Publicitária, pós-graduada em Gestão de Varejo, especialista em Google Adwords, Inbound Marketing e Marketing Digital de Performance. Com 7 anos de mercado e há 4 focada em marketing digital, acumula experiência em plataformas de e-commerce, gestão de equipe e projetos inbound. Na LabCom desde 2015, está à frente de planejamento, atuação e monitoramento digital de todos os clientes da agência.