Blog

O impacto das diferentes possibilidades de acesso à internet nos websites

Por Markus Domenegheti

O desenvolvimento de um site atualmente pode ser um pouco mais complexo do que imaginamos. Com a quantidade de dispositivos diferentes sendo lançados a todo momento, é fundamental reciclarmos nossas técnicas.

Você provavelmente acessa seu website sempre da mesma maneira, talvez de duas ou três formas, no máximo, mas já parou para pensar sobre a quantidade de modos possíveis que existem para acessar um website? Vamos a algumas possibilidades:

Dispositivos
Computador, Mac, notebook , smartphone, tablet.

Navegadores
Firefox, Chome, Edge, Internet Explorer, Opera.

Tamanhos de tela
1366px X 768px
1024px X 768px
667px X 375 px
1920px X 1080px
640px X 360px
1280px X 800px

Posições de tela
Paisagem (horizontal) ou retrato (vertical).

Velocidade da internet
Conexão rápida ou lenta.

Sistemas operacionais
Android, Windows, iOS, Linux.

Agora imagine se cruzarmos todas essas possibilidades, mesmo que nem todas sejam compatíveis. Acredite: é muita coisa.

Um bom website deve ser acessível em qualquer situação. Vou exemplificar algumas delas usando o website da LabCom para ficar mais claro.

Diferentes tamanhos de tela:
"Tela Grande": Disposição horizontal, separado em 6 colunas.Tela grande

"Tela Média": Disposição horizontal com quebra de linha, separado em 3 colunas.Tela média

"Tela Pequena": Disposição vertical, botão de expansão, apenas 1 coluna.Tela pequena

 

Diferentes dispositivos:
Desktop: Utilizamos a função 'hover' (quando o ponteiro do mouse está sobre o elemento) para mostrar as informações dos nossos colaboradores, trazendo elegância ao site e uma maior interação com o usuário.
Desktop

Smartphone: Trazemos todo o conteúdo de uma vez, pois é o que mais importa. Aqui geralmente dispensamos as "firulas" e focamos em acessibilidade e desempenho.smartphone

 

Diferentes conexões de internet
Conexões rápidas: Nesse caso usamos um vídeo como banner de boas-vindas do site, para nos apresentar de forma mais comunicativa.conexões rápidas

Conexões lentas: Apenas oferecemos a opção de ver o vídeo clicando no link, afinal muitos usam pacote limitado de dados.Conexões lentas

 

Nos preocupamos sempre em desenvolver websites acessíveis, seja qual for a situação. Ter problemas ao acessar um site pode trazer um grande desconforto ao usuário e uma má impressão para a sua empresa.

Telas citadas:

Markus Domenegheti

Desenvolvedor Front-End 

Formado em Sistemas de Informação, trabalha como desenvolvedor front-end há 7 anos. Especializado em HTML, SASS, jQuery, Responsive Web Design, Cross-browser e Wordpress, já participou de projetos com clientes de grande expressão como BASF, UOL e Dow AgroSciences.