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Social Media Day: conheça algumas tendências em mídias sociais

Por Tatiana Arantes

Hoje, 30 de junho, é o Dia Mundial da Mídia Social, você sabia?

Muitos estranham a criação de uma data para um fenômeno tão recente (do ponto de vista da história da mídia), mas a explicação é simples: com a popularização e a democratização ao acesso nas redes sociais, podemos dizer que o mundo se organiza, hoje, por meio delas. Muito mais que uma nova forma de se comunicar, elas representam uma revolução social e seu maior diferencial está exatamente na mudança comportamental que provocaram – e ainda provocam – em todos os sentidos, inclusive na relação das empresas e seus consumidores (e vice-versa).

Mas vamos aproveitar a data para falar das principais tendências e apontar para onde as marcas devem mirar para estarem à frente, no mercado.

  1. CHATBOTS

A utilização massiva dos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Messenger, faz dos chatbots a “bola da vez”. Para quem não está acostumado com essa expressão, bot seria o diminutivo de robot (robô, em inglês). Os chatbots são, portanto, programas que geram conversação automatizada com usuários – e estão acentuando a humanização das marcas na área de Social Media.

É um movimento relativamente novo e ainda vem muita novidade por aí, mas uma coisa é certa: os chatbots vieram para ficar.

  1. INFLUENCIADORES DIGITAIS

O marketing de influenciadores vai crescer mais e mais. Afinal, com a infinidade de canais on-line que existem hoje, o consumidor está cada vez mais exigente e busca fontes de confiança na hora de tomar uma decisão em relação a um produto ou serviço de interesse. Nesse contexto, ter alguma celebridade da web falando bem da sua empresa, com certeza faz a diferença.

Mas não são apenas os famosos que podem fazer o melhor para as marcas. A procura por microinfluenciadores, ou seja, pessoas reconhecidas na web dentro de um nicho específico, tende a ganhar ainda mais espaço.

  1. REALIDADE AUMENTADA

O Pokémon Go, game que ganhou notoriedade em 2016, abriu os olhos das marcas para a realidade aumentada, e não são poucas as empresas que já estão utilizando esta tecnologia em seu favor para interagir com o público.

Segundo o diretor de parcerias para a América Latina do Facebook, Luis Olivalves, essa deve ser uma tendência nas redes sociais nos próximos anos – o sistema de realidade aumentada Oculus já possui 1 milhão de usuários por mês. “(...) quando quero passar uma experiência, trazer uma pessoa para viver algo único, uso a realidade aumentada. Eu controlo a experiência para o que eu quero ver ou focar, mas estou lá vivendo junto”.

  1. SOCIAL TV

O casamento da TV com as redes sociais promete se fortalecer, criando uma nova geração de telespectadores que compartilham suas impressões com outros espectadores. Outra tendência é que os canais de TV usem cada vez mais as mídias sociais para interagir durante os programas com o seu público, que acaba participando indiretamente de cada etapa das atrações.

  1. SOCIAL COMMERCE

A integração do e-commerce com as mídias sociais também deve ficar cada vez maior e uma das vantagens desse modelo de negócios é a possibilidade de medir o alcance de cada ação feita pelo consumidor. Mas é preciso melhorar muito este serviço para que se torne efetivo, prático e funcional. De acordo com pesquisa realizada pela Kantar Millward Brown, a mídia que se destaca hoje nesse cenário é o Pinterest – 96% dos visitantes usam a rede social para planejar uma compra, e 87% concretizaram a compra após encontrar ali algo que apreciaram.

  1. INTERNET DAS COISAS

A possibilidade de que mundo físico e o universo digital se atrelem cada vez mais é real e já começou a acontecer, por meio de dispositivos que se comunicam entre si, os data centers e as nuvens. Além dos eletrônicos “vestíveis”, como o Google Glass, por exemplo.

E o que dizer do novo sistema operacional “Android Things”, que foi desenvolvido pelo Google para funcionar em objetos, eletrônicos e eletrodomésticos, conectando tudo em um só dispositivo? Tudo isso precisa ser levado em conta pelas marcas, para pensarem em seus produtos dentro dessa nova realidade.

 

Enfim, neste Social Media Day, nada melhor que voltar o olhar para um futuro que já começou e lembrar-se que, tratando-se de mídias sociais, tudo muda muito rápido. O importante é ficar atento e, se possível, sempre um passo à frente.

Tatiana Arantes

Gerente de Marketing Digital

Publicitária, pós-graduada em Gestão de Varejo, especialista em Google Adwords, Inbound Marketing e Marketing Digital de Performance. Com 7 anos de mercado e há 4 focada em marketing digital, acumula experiência em plataformas de e-commerce, gestão de equipe e projetos inbound. Na LabCom desde 2015, está à frente de planejamento, atuação e monitoramento digital de todos os clientes da agência.