Blog

Marketing e turismo: conheça a campanha da Lusanova

Por LabCom

Se há um mercado que mesmo em meio à crise apresenta crescimento, é o de Turismo. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o setor fechou o ano passado em alta – no total, 1,2 bilhão de turistas em todo o mundo, número que ultrapassou o ano anterior - e com perspectiva de crescer ainda mais em 2017.

É nesse cenário promissor que a operadora turística portuguesa Lusanova se destaca. A empresa, de reconhecido prestígio e pioneira no segmento de excursões pela Europa, tem a filial do Brasil atendida por nós desde 2014.

“Viajamos juntos pelo mundo”
A Lusanova estreou em janeiro deste ano a sua nova campanha nacional, com um completo plano de mídia focado nos principais jornais e revistas do País, além de veículos especializados, no período de janeiro a agosto – considerado de alta temporada na Europa.

Com o conceito “Viajamos juntos pelo mundo” a empresa reforça a ideia de dinamismo associado a uma rica bagagem cultural, além de destacar o conforto, a excelência e a alta qualidade, atributos essenciais da marca e seus produtos.

Os anúncios da campanha trazem famosos pontos turísticos sempre com o personagem em movimento, representado por uma bolsa com os chaveiros que remetem a viagens e lugares por onde a pessoa passou.

Desdobramento digital
Segundo pesquisa recente do Ministério do Turismo, os meios digitais têm se firmado como a principal fonte de informações para turistas: é cada vez maior o número de pesquisas em sites de buscas e nas redes sociais por agências, hotéis, passagens aéreas e tudo o que uma viagem demanda. Nesse sentido, a campanha da Lusanova estendeu-se para a Internet com um planejamento pautado por estratégias digitais focadas em gerar engajamento, interação e captação de novos clientes.

E os resultados vem sendo surpreendentes: média de alcance mensal de 400 mil visualizações pelo Brasil, com ênfase nos estados das regiões Nordeste e Sudeste. Hoje, somados, são mais de 70 mil seguidores em todas as redes da Lusanova Brasil.

As mensagens divulgadas pelas redes da operadora procuram levar para os usuários as principais ofertas, pacotes, informações sobre os destinos mais procurados e importantes dicas de viagem.

Segundo o Google

  • A cada hora são feitas, no mundo, 925 mil buscas sobre viagens.
  • Em relação ao Brasil, especificamente, há hoje 145 milhões de pessoas conectadas à Internet e, deste total, cerca de 80% usa a rede mundial como fonte de informação para fechar uma viagem.
  • 45% das compras desse segmento são realizadas pela internet;
  • 35% das compras realizadas com agências de viagem idem.
  • 75% dos pacotes de férias vendidos no ano passado foram encontrados em sites de busca.

Ficou fácil perceber que investir em Marketing Digital hoje, é essencial para o Turismo. Para ter sucesso nesse setor, em especial, é preciso ter no Digital não um complemento, mas um dos pilares da comunicação, junto à campanha nas ruas. E isso a Lusanova vem fazendo com maestria.

LabCom

Via Comunicação Corporativa

Contato: Luciana Cecchini luciana.cecchini@labcom.com.br