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Marketing de conteúdo: prepare-se para 2018 (tendências e dicas)

Por Tatiana Arantes

O novo ano já começou e não faltam por aí posts com “previsões” para 2018. Com base em pesquisas e análises, especialistas elencam vertentes para podermos nos preparar para o que pode vir por aí. São informações importantes que podem auxiliar no planejamento de ações no decorrer dos próximos 12 meses, claro, se usadas com bom senso e discernimento, alinhando os caminhos apontados aos propósitos de seu negócio.

Bem, hoje vamos falar sobre Marketing de Conteúdo, que continuará a evoluir como um dos alicerces das estratégias de Marketing Digital. Nesse sentido, enumerei abaixo algumas tendências para o ano de 2018:

Blogs corporativos vão crescer
O blog é um canal bastante útil, pois, além de compartilhar conhecimento, tem a função de atrair visitantes e gerar tráfego e leads, que podem vir a se tornar clientes. Por isso, se você ainda não tem um, é melhor repensar o assunto. Esta ferramenta está se tornando cada vez mais comum, independente do mercado, e a tendência é que cresça entre as marcas, que passarão a controlar cada vez mais seus conteúdos, com tópicos que tratem de notícias sobre a empresa, clientes, guest posts, sempre com temas envolventes e relevantes para a audiência.

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Vídeos
Se tem um tipo de conteúdo que despontará ainda mais este ano é o vídeo, seja em blog ou nas redes sociais. Mas também é interessante testar os demais formatos de mídia para entender o que funciona melhor com o seu público: áudio ( podcasts – o conteúdo por voz vem ganhando cada vez mais força ), infográficos, lives etc. O importante é atrair a atenção do seu consumidor e manter um relacionamento cada vez melhor com ele.

Cada vez mais “Stories”
Em 2017, o conteúdo temporário (que desaparece depois de 24 horas) se popularizou com os “Stories”, e em 2018 continuará fazendo sucesso. Além do Snapchat e Instagram, pode ser acessado também no Facebook, no Whatsapp, recentemente no Youtube (com seu “Reels”, cujas histórias são excluídas no prazo definido pelo criador) e até mesmo na Netflix (as chamadas “Prévias”, que apresentam trechos de suas produções originais).

E, se você está se perguntando por que investir nesse tipo de conteúdo, saiba que ele pode cria um laço mais forte com o seu público. O ideal é elaborar estratégias que envolvam os consumidores com a sua marca, como posts de bastidores de eventos e do dia a dia da empresa, promoções, chamadas para transmissões ao vivo etc.

Qualidade sim, quantidade não
Para vencer a batalha dos algoritmos, o segredo é focar em um conteúdo de qualidade. Até pouco tempo atrás, podíamos apelar para a quantidade ou até recorrer a alguns artifícios para nos posicionar melhor frente aos buscadores. Mas isso não funciona mais, o foco é realmente a relevância de uma publicação, pois é isso que irá gerar engajamento, que é o que a gente quer, não é verdade?

Trending Topics 2018

Tatiana Arantes

Gerente de Marketing Digital

Publicitária, pós-graduada em Gestão de Varejo, especialista em Google Adwords, Inbound Marketing e Marketing Digital de Performance. Com 7 anos de mercado e há 4 focada em marketing digital, acumula experiência em plataformas de e-commerce, gestão de equipe e projetos inbound. Na LabCom desde 2015, está à frente de planejamento, atuação e monitoramento digital de todos os clientes da agência.