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Landing page: aprenda a gerar mais leads

Por Tatiana Arantes

Se você investe em Marketing Digital, com certeza sabe que atrair visitantes para seu site é importante, mas transformá-los em oportunidades de negócios, ou seja, gerar leads qualificados, é fundamental para o sucesso de seu planejamento. E qual a melhor maneira de promover a geração de leads se não por meio das landing pages, páginas especialmente desenvolvidas para a conversão do usuário?

Mas, para que uma landing page gere resultados efetivos, é preciso se atentar a alguns pontos relevantes que vou abordar neste artigo. Caso seu objetivo seja buscar ou melhorar conversões, este post foi feito para você!


CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS

Landing pages são páginas únicas, simples, com poucos elementos e links – para evitar distrações e garantir o foco no objetivo. Geralmente contém a oferta, o formulário e o CTA (Call To Action – chamada à ação).

A oferta
Você pode oferecer um produto, material ou serviço, mas o ideal é ofertar um conteúdo que desperte o interesse e gere valor para o usuário, como um e-book ou um infográfico.  

O formulário
Para ter acesso à oferta, o visitante precisa fornecer alguns dados básicos, como nome e e-mail. No entanto, na definição da estratégia é preciso planejar quais informações do usuário são importantes para o sucesso e seus avanços dentro do funil de compras. Pense em critérios como: dados geográficos, demográficos, alguns comportamentos e dados para estreitar o relacionamento, por exemplo o número de telefone.

No entanto, formulários muito extensos podem assustar. Trace sua estratégia com conteúdo variado para que o usuário preencha formulários breves, nutrindo as informações conforme baixe mais conteúdo.

O CTA
O processo será concluído quando o visitante clicar no CTA, que o auxiliará a compreender o resultado de sua ação: baixe o e-book, acesse o infográfico etc. Pense em CTAs atrativos e didáticos, e faça testes A/B de vez em quando para verificar qual posicionamento ou cor consegue converter mais leads.


OTIMIZE E CONVERTA

Na hora de desenvolver uma página de conversão, não basta subir um conteúdo e inserir um formulário ao lado. Você tem que focar em alguns pontos para criar uma experiência que seja boa para o visitante e o convença a concluir a ação:

Seja criativo
Saia do padrão: não precisa ser um layout mirabolante, mesmo porque é preciso ser objetivo, mas vale investir em formatos, estilos e posicionamentos diferenciados.

Aposte em um título atraente e direto
Garanta que o título contenha a palavra-chave e incentive o usuário a baixar o conteúdo oferecido, além de despertar o interesse pelo seu negócio.

Crie um CTA poderoso
O Call To Action tem fundamental importância, pois é o que vai captar de vez o visitante. Então coloque-o em evidência, de forma criativa e inovadora.

Evite distrações
O conceito “menos é mais” cabe muito bem aqui. Fuja de textos longos, menus, links, imagens em excesso e/ou qualquer tipo de elemento que tire a atenção do que realmente importa: a conclusão da ação.

Invista em SEO
Sim, landing pages também requerem o trabalho de SEO, ou otimização para mecanismos de busca. Aliás, é essencial investir em SEO para garantir que sua página seja facilmente encontrada. Foque em estratégias como: palavras-chave, links internos, meta description etc.

Atente-se ao moblie
Hoje, é importantíssimo focar nos dispositivos móveis, por isso crie sua página de conversão com um design responsivo e garanta que qualquer pessoa que chegue à sua landing page consiga concluir a ação, independente do meio que estiver utilizando.

Viu só como criar uma landing page não é tão complicado quanto parece? Parte importante do Marketing Digital, se bem planejada e desenvolvida com objetivos bem definidos, garante o sucesso da sua campanha.

Tatiana Arantes

Gerente de Marketing Digital

Publicitária, pós-graduada em Gestão de Varejo, especialista em Google Adwords, Inbound Marketing e Marketing Digital de Performance. Com 7 anos de mercado e há 4 focada em marketing digital, acumula experiência em plataformas de e-commerce, gestão de equipe e projetos inbound. Na LabCom desde 2015, está à frente de planejamento, atuação e monitoramento digital de todos os clientes da agência.