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Jogos corporativos: uma revolucionária ferramenta de aprendizado

Por Conrado Melo

Com o surgimento dos jogos corporativos (ou “jogos sérios”) o que era visto apenas como um passatempo passa a ter um sentido bem mais abrangente – nos meios empresarial e educacional.

Desenvolvidos para promover o conhecimento de forma lúdica, leve e atraente sem deixar de ser sérios, os games corporativos engajam pessoas, incentivam comportamentos e ajudam a solucionar problemas. Podem ser aplicados para diversas finalidades: treinamentos de conteúdo, cursos, capacitações, seleções, apresentação de produtos etc. Enfim, são uma nova e eficiente ferramenta para transmitir conteúdo com eficácia e descontração.

JOGO DE RESULTADOS

Acessíveis e descomplicados, os games são contextualizados de acordo com a demanda de transmissão de informações de um segmento de mercado ou de uma organização. Trata-se de um recurso altamente efetivo a partir da necessidade de transferência e absorção de conhecimento técnico ou corporativo. Eles despertam o interesse e cativam os participantes, que se divertem ao mesmo tempo em que estão aprendendo – e garanto: aprendem!

Os resultados da absorção de conhecimento são fantásticos, como em um projeto pioneiro que a área de Marketing Digital da LabCom desenvolveu para uma grande ação realizada no campo pela Dow AgroSciences: Expedição Agricultura para a Vida. Criamos cinco games interativos para o público testar seus conhecimentos sobre as Boas Práticas Agrícolas (Identifique as Plantas Daninhas, Roleta Mecanismo de Ação de Herbicidas, Plante Refúgio, Identifique as Pragas e Mecanismo de Ação dos Inseticidas).

Além de motivar o desenvolvimento e a troca de experiências entre os agricultores participantes, os jogos otimizaram o tempo e o aprendizado, de forma fácil e com completa autonomia de usabilidade.

OPORTUNIDADE EM JOGO

O mercado dos “jogos sérios” só cresce – e no Brasil já há muitos adeptos. Pesquisa recente feita pela USP (Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais) apontou que 48% dos games desenvolvidos por aqui se encaixavam na classe de jogos corporativos. E um estudo, realizado pela Trade Marketing Solution (TMS) mostrou que a utilização desses jogos aumentaram as vendas em cerca de 20%.

Viu só como foi-se o tempo em que diversão e aprendizado eram vistos como opostos?! Os jogos são agora uma grande tendência nas corporações e, aqui na LabCom, não é diferente: estamos prontos a atendê-lo de forma integral também neste segmento.

Conrado Melo

Gerente de Tecnologia e Inovação

Com formação nas áreas de Publicidade e Propaganda e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atua há mais de 12 anos na comercialização, elaboração e gerenciamento de projetos nas áreas de tecnologia, inovação, redes sociais e comunicação digital. Está na LabCom há 4 anos.