Blog

Gestão de prazos: a hora e a vez do Tráfego

Por Livia Freitas

As atividades de uma agência de Comunicação, como a nossa, são organizadas a partir de prazos, que precisam ser bem administrados para que não ocorram eventuais (e prejudiciais) atrasos nas entregas dos projetos. São cuidados que influenciam o rendimento da equipe de Criação, o que determinará a qualidade dos trabalhos.

É esse contexto que torna necessária a atuação do profissional de Tráfego dentro da agência. Este profissional é basicamente um coordenador de projetos focado na otimização de tempo e processos. E, para gerenciar bem as demandas, é importante manter-se próximo de todos os departamentos da agência.

O DIA A DIA

Costumo dizer que o Tráfego é um departamento de uma pessoa só: um trabalho solitário e, ao mesmo tempo, em equipe – o que é fundamental. Por isso é importante que tenha muito jogo de cintura e saiba criar mecanismos de comunicação eficientes e interligados.

Também é essencial ser multidisciplinar e crítico para entender a complexidade dos projetos; ter conhecimento em metodologia do trabalho; e conhecer bem o ritmo da agência para seguir critérios de prioridade, a fim de prever problemas e antecipar soluções.

DICAS ESSENCIAIS PARA UM BOM TRÁFEGO

  • Organize os processos
    Em prol de um dia a dia mais eficiente para os departamentos, crie uma metodologia dentro do servidor que atende a agência para otimizar e controlar melhor os processos - físicos e digitais.
  • Analise e filtre os briefings
    O briefing preparado pelo Atendimento precisa passar pelo Tráfego antes de chegar à Criação, para que os dados e solicitações contidos no documento sejam analisados, possíveis dúvidas esclarecidas, prazo negociado etc. 
  • Confira as artes liberadas pela Criação
    Assim que o criativo liberar uma arte, cheque se a solicitação foi atendida e está coerente com o briefing, para que chegue ao Atendimento o mais completo possível, otimizando tempo, sem prejudicar os prazos.
  • Cheque a revisão
    Antes de liberar o trabalho ao Atendimento, é importante conferir se o projeto passou por revisão, evitando aborrecimentos e retrabalhos.
  • Verifique Produção e Mídia
    É importante ficar atento ao processo final de um trabalho, sempre checando com a Produção a liberação das Artes Finais para os fornecedores. O mesmo vale para a Mídia, para que não perca os prazos de veiculação.
  • Fique sempre antenado
    Você precisa ter ciência de todos os detalhes dos jobs que estão na pauta da casa. E é importante estar em constante contato com o Atendimento, a Criação e a Produção. Isso porque também é papel do Tráfego averiguar se o que está sendo criado é viável para a Produção, se estão enviando informações corretas, orçamentos e especificações para o Atendimento etc.
  • Foco na equipe
    Um ponto importante é também em relação à equipe, principalmente a do Departamento de Criação. O Tráfego precisa atentar-se a faltas e possíveis atrasos dos criativos para reorganizar a pauta de trabalho.

 

Livia Freitas

Tráfego

Formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, já atuou em agências de Publicidade como Atendimento, Coordenadora de Operações e Tráfego.

Encontrou algum erro ou algum problema em sua navegação por nosso site?