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Eventos corporativos: quando a produção é uma arte

Por Alessandro Almeida

Cada área de uma agência de comunicação tem suas particularidades e sua devida importância. Uma das que considero mais desafiadoras e instigantes é a de Live Marketing, pois, além de envolver as demais nos diversificados projetos que desenvolvemos aqui na LabCom, conta ainda com um refinado networking, o que vem a ser, sem dúvida, um grande trunfo para assegurar o sucesso de todos os nossos trabalhos.

Como diretor de Operações, conheço bem todos os processos da agência e, junto à minha equipe, mantenho um relacionamento de muita confiança com fornecedores e parceiros, selecionados a dedo no decorrer de nossa história. Esse olhar 360° e o empenho dedicado a cada evento garantem que realizemos produções impecáveis, que cativam o cliente e conquistam o público, sempre alcançando resultados excelentes.

Mas, diferente do que muitos imaginam, trabalhar na produção de eventos corporativos não é tarefa simples. Além de tudo o que já citei acima, precisamos lidar com prazos apertados, alta concorrência, imprevistos e mais algumas questões que só quem trabalha com isso vai entender o que estou falando. É importante ter jogo de cintura para lidar com situações inesperadas e dar conta de toda a carga de trabalho que os projetos exigem.

Veja algumas características que não podem faltar na produção de eventos de sucesso:

Relacionamento vale ouro
Reafirmando o que já abordei acima, é primordial construir uma boa rede de contatos. Ela rende parcerias e vantagens na hora de contratar fornecedores diferenciados. Seja carismático e diplomático: entenda que cada novo contato pode trazer outros ainda mais interessantes – isso faz muita diferença nessa área.

Equipe diversificada
Dica valiosa: conheça bem cada profissional que compõe a sua equipe, as habilidades e expertise de cada um. Isso será um diferencial na hora de distribuir tarefas e direcionar quem deve participar de cada projeto.

Imagem é tudo
É muito importante investir na apresentação de sua equipe e empresa. Saiba que uma boa postura contribui muito no relacionamento com clientes e fornecedores.

Aposte em conhecimento
A cada dia surgem novas tecnologias e formas de trabalho nesta área, portanto, é essencial estar a par das tendências desse mercado, participando de cursos e sempre antenado às novidades, a fim de oferecer o que há de mais atual para gerar os melhores resultados aos clientes.

Conheça o cliente
Aprenda e compreenda as peculiaridades do tipo de produção que realizará. E a dica de ouro é: vá além – conheça muito bem o cliente de seu cliente. Afinal, na maioria dos casos, o evento é feito para ele e dele depende esse sucesso. Converse, troque informações, faça pesquisas, apure detalhes, enfim: estude muito bem todo o segmento para poder propor as melhores soluções.

Organização é palavra de ordem
E, por último, mas não menos importante: como a Produção é uma área multitarefas, é fundamental ter uma metodologia de trabalho bem definida. Estabeleça e siga roteiros, cronogramas e checklists, tarefas e prazos a serem cumpridos por toda a equipe, além de previsões de possíveis gaps, com definições de planos alternativos. Toda essa organização é fundamental para o controle de cada etapa do processo: antes, durante e depois. E, sem dúvida, é primordial para o sucesso do evento – garantindo resultados muitas vezes acima do esperado.

Confira em nossos cases alguns dos eventos que desenvolvemos com sucesso, como o Estação-D, O Ciclo de Agricultura para a Vida e Morgan.

Alessandro Almeida

Diretor de Operações

Com formação em Publicidade e Propaganda e 28 anos de mercado, tendo passado por grandes empresas da área de Comunicação, está na LabCom há 13 anos, onde já esteve à frente de Mídia e Produção, Supervisão Geral e, desde 2011, está como Diretor de Operações. Profissional focado em resultados, com atuação em todos os processos administrativos e finanças da empresa.