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Dia do Mídia: novo perfil, novo cenário, novos desafios

Por LabCom

Hoje, 21 de junho, é oficialmente o Dia do Mídia e aproveitamos a data para falar sobre o perfil deste profissional essencial nas agências de publicidade que, com o advento do digital, encontra-se em um novo cenário e passa a ter novas competências. Se o Mídia já tinha efetiva participação no sucesso de uma campanha publicitária, agora seu papel toma uma dimensão ainda maior.

Vivemos hoje uma era de progressivas transformações na comunicação como um todo, tanto em relação à tecnologia quanto ao comportamento dos consumidores, “o que demanda a necessidade de um reposicionamento e uma nova mentalidade para este profissional: além de ser altamente estratégico, criativo, ter bom senso e ser focado em resultados, precisa estar em constante atualização, sempre se reciclando”, destaca o Diretor de Operações, Alessandro Almeida.

Diversidade e flexibilidade
Trabalhar como Mídia, no momento atual, é como ter à mão uma paleta multicolor para matizar uma infinidade de formas e formatos. O desafio é saber equilibrar as nuances e os contornos, apontando a composição mais eficaz.

Ser este profissional, hoje, é mais complexo e desafiador: deixou de ser apenas programático para assumir um papel que exige muita criatividade. Afinal, ele tem a sua frente um leque de opções que até então não fazia parte de sua rotina: além das mídias Impressa, Eletrônica, Out of Home, da Mídia Digital e da Social – que, sim, vieram para incrementar essa realidade – há ainda uma diversidade de possibilidades na chamada Mídia Alternativa, que tem como principal característica a inovação, e se estende a eventos, ações de live marketing, como o projeto Expedição da Agricultura para a Vida, da Dow AgroSciences,  e até mesmo a uma embalagem, como a mais recente ação da Skol, que transformou latas em Correio Elegante para festas juninas.

Integração necessária
Por toda essa extensão de oportunidades que se apresentam no cenário atual, nunca foi tão importante que as agências comecem a colocar em prática a integração estratégica dos meios (on e off-line) e também a união de departamentos. “Precisamos buscar a melhor solução para o cliente anunciante e nesse novo contexto, isso implica em unir equipes de Mídia e Planejamento, a fim de fortalecer, de fato, as estratégias para marcas, negócios e canais”, enfatiza Lucas Andrade, Coordenador de Mídia da LabCom.

“Para quem quer entrar nesse mercado, meu conselho é: estude, aprimore-se, vivencie e  compartilhe. A hora é agora – parabéns a todos os Mídias pelo nosso dia – e vamos nos renovando”, finaliza Lucas Andrade.

LabCom

Via Comunicação Corporativa

Contato: Luciana Cecchini luciana.cecchini@labcom.com.br