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Consumo: confira 9 tendências de comportamento

Por Thais Carolli

A forma de fazer negócios e os padrões de consumo estão mudando – e muito mais rápido do que imaginávamos. A verdade é que vivemos um tempo de disrupturas, com grandes vertentes que estão alterando o comportamento das marcas e as experiências do consumidor. Listei algumas tendências: umas que já estão ocorrendo e se intensificarão nos próximos anos; outras que estão despontando e, muito em breve, farão parte de nosso cotidiano.

  1. Consumo cada vez mais virtual
    Hoje, já podemos comprar praticamente tudo virtualmente e a tendência é que isso só aumente. O e-commerce está sendo substituído pelo chamado m-commerce (ou comércio mobile), as pessoas não querem simplesmente comprar pela internet: desejam sim poder consumir independente do lugar onde estejam, fazer pesquisas de preços enquanto estão em uma loja física, analisar opiniões de outros compradores e efetuar o pagamento via mobile. 

  2. Pagar com o celular 
    Este é um comportamento que tende a evoluir através de chaves de segurança e proteção de informações. Mas o principal avanço são programas como o Apple Pay, que já permitem efetuar uma compra pelo aparelho – e a expectativa é que, muito em breve, ele substitua o cartão de crédito por completo. Cabe citar a experiência fascinante da Amazon Go, que lançou uma loja beta em Seattle, nos Estados Unidos, por enquanto apenas para seus colaboradores: basta o consumidor entrar na loja, autenticar seu celular através de um QR code, pegar os seus itens e ir embora – assista aqui.

  3. Privacidade: essencial
    Para buscas, transações, pagamentos, enfim, seja qual for a ação on-line, o consumidor preocupa-se cada vez mais com sua privacidade e segurança – e daqui pra frente se interessará ainda mais por sites, aplicativos e ferramentas digitais que considerar discretos e de confiança.

  4. Autenticidade: diferencial
    Em um contexto onde tudo parece igual, em termos de produtos e serviços, as pessoas buscam uma identidade única por meio de suas compras: querem itens que espelhem suas personalidades e ideologias. Essa autenticidade será cada vez mais valorizada como diferencial no momento da compra.

  5. Consumo compartilhado
    Dividir a utilização ou a compra de produtos e serviços, principalmente por meio de aplicativos que possibilitam uma maior interação entre as pessoas, já é uma realidade que tende a crescer em todos os âmbitos: seja nos meios de transporte, como uma carona para o trabalho ou mesmo uma viagem, seja a sua casa disponibilizada para temporadas etc.

  6. Consumo com propósito
    As pessoas buscam, cada vez mais, produtos e serviços que tenham uma abordagem sustentável. Isso significa que as empresas precisam focar em novas fontes de valor e, nesse contexto, se destacarão as marcas com propósito, que constituem conexões verdadeiras e vinculadas a valores significativos, ou seja, não importará apenas o que a empresa faz ou os benefícios de seus produtos, mas como pretende colaborar para um mundo melhor.

  7. Texting e mais texting
    Nada mais popular, hoje, que as mensagens de texto, e a tendência é que essa forma de se comunicar cresça e evolua ainda mais, inclusive no varejo e nos negócios. Nessa onda, o WhatsApp acaba de anunciar a sua versão para empresas.

  8. Realidade virtual como plataforma
    Atualmente contamos basicamente com três plataformas: computador, mobile e a Internet. Mas não demora muito para as Realidades Aumentada e Virtual entrarem com tudo nessa lista e passarem a fazer parte da nossa rotina. O Google já deu o primeiro passo nesse sentido com o Daydream, uma plataforma que permite a fabricantes de hardware exibirem e criarem os próprios conteúdos e serviços de Realidade Virtual.

  9. Experiência como conteúdo
    Se hoje a experiência digital já se tornou a “cereja do bolo” no sentido de atrair e reter o consumidor, imagine o que vem por aí com o avanço das Realidades Aumentada e Virtual. Passará a ter um valor cada vez maior e, acredite, tende a superar a informação.

Estes são apenas alguns pontos de tudo o que está acontecendo em relação ao comportamento do consumidor, e você deve ter percebido que a maioria está relacionada à tecnologia. É preciso estar atento e preparar-se para estas mudanças, que já começaram, e sempre que possível, ir além do convencional. Seu público merece!

Thais Carolli

Gerente de Planejamento

Publicitária por formação, com MBA em Marketing Estratégico, há 18 anos no mercado atuando em atendimento e planejamento criativo, com clientes como Dow AgroSciences, Limppano, Abicab, Drogacenter, Rafarillo Calçados e Sindifranca. Na LabCom há mais de 8 anos, acumula ainda experiência como gestora de trade marketing e produtos de bens de consumo na Santa Helena Indústria de Alimentos S.A.