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Capa, avatar e post: tamanhos e formatos das redes sociais em 2017

Por Tatiana Arantes

No dia a dia da Criação, percebo que sempre surgem dúvidas entre os designers sobre os formatos de imagens que serão postadas nas redes sociais. E a culpa não é deles – as plataformas estão em constante atualização, aplicando novos layouts e melhorias nos mecanismos de publicação (permissão ou adoção de novos estilos).

Para acabar com a frustração de criar algo que pode ser reprovado na hora de publicar, devido ao tamanho correto da peça, reunimos aqui as principais redes sociais e avaliamos – uma a uma – suas dimensões, formatos e especificações ideais na hora de criar ou atualizar o perfil da sua empresa.

Se preferir, você pode baixar o e-book da LabCom que traz todas as Informações e Dimensões de Redes Sociais 2017.


Facebook

Uma das principais e mais usadas redes sociais do mundo, o Facebook contabiliza mais de 16 milhões de páginas profissionais (de acordo com o Zephoria) e atrai, no Brasil, um grande volume de empresas.

Nesse contexto, é importante que a sua fanpage tenha imagens bem desenvolvidas e no padrão correto. Isto, tenha certeza, já é um diferencial em relação aos seus concorrentes.

Então, vamos aos termos técnicos – itens importantes a se atentar:

Perfil
Originalmente, a foto de perfil sempre foi quadrada. Caso tenha feito upload de uma imagem diferente disso, ela será recortada, o que pode prejudicar a qualidade da imagem.

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O Facebook tem algumas restrições para publicações impulsionadas. A imagem não pode conter mais de 20% de texto. De acordo com a nova política da rede social, ela poderá reduzir levemente, parcialmente ou até bloquear a exibição do seu anúncio na plataforma.

Portanto, escreva o mínimo necessário no layout – e aproveite a área do feed para um texto de apoio. Dica: você pode testar se o seu anúncio será eficaz por meio de uma página própria do Facebook para verificação de texto na imagem.

Principais formatos e pesos ideais:

  • Capa:
  1. Recomendado: 852x315 pixels.
  2. Tamanho máximo: preferencialmente com menos de 100 KB.
  3. Formato: JPG, PNG.
  • Imagem do perfil:
  1. Mínimo: 180x180 pixels.
  2. Recomendado: se preferir utilizar uma proporção maior para não perder qualidade ao fazer o upload, é possível. Porém, não exagere. Se estiver muito pesado, o arquivo pode perder a qualidade no momento do upload. Aqui na agência, usamos 400x400 pixels.
  3. Tamanho máximo: preferencialmente com menos de 100 KB.
  4. Formato: JPG, PNG.
  • Upload de vídeos:
  1. Recomendado: 504x283 pixels.
  2. Mínimo: 504x283 pixels.
  3. Miniatura grande: 319x176 pixels.
  4. Miniatura pequena: 157x87 pixels.
  5. Formatos: qualquer formato.
  • Imagem para link no feed de notícias (patrocinado): 1200x600 pixels.
  • Imagem no feed de notícias: 1200x900 pixels.

 Twitter

Mesmo com o foco em informações breves e ter como grande característica os posts de 140 caracteres, as empresas e marcas têm utilizado imagens para ilustrar suas publicações no Twitter.

Os diferenciais desta rede social são: capa com maior destaque, animações (gifs) para a foto de perfil e a flexibilidade na altura das publicações.

Principais formatos:

  • Imagem de perfil: 400x400 pixels (será exibida em 200x200 pixels).
  • Imagem de capa: 1500x500 pixels.
  • Imagens de tweets: 506x506 pixels.

Google Plus

Apesar da pouca adesão ao G+, esta é uma rede social que não deve ser desconsiderada por sua empresa. Vinculada às demais ferramentas e indexações do Google, esta rede pode trazer benefícios na hora em que seu site é ranqueado.

Principais formatos:

  • Imagem de perfil: 250x250 pixels.
  • Imagem de capa: 1080x608 pixels.
  • Imagens compartilhadas no newsfeed é 497x373 pixels.
  • Imagens dos links compartilhados no newsfeed é 150x150 pixels.

 

Instagram

A rede social mais visual de todas tem aprimorado seu feed de notícias com imagens em galeria, permissão para posts com imagens mais horizontais/ verticais e a nova função, o Instagram Stories, publicações que desaparecem em 24 horas.

Principais formatos:

  • Imagem de perfil: 152x152 pixels;
  • Imagens para o feed: 1080x1080 pixels (a exibição será de 600x600 pixels);
  • Imagens para o feed (verticais): o tamanho limite é 1080x1350 pixels;
  • Imagens para o feed (horizontais): o tamanho limite é 1080x566 pixels;
  • Imagens para o Instagram Stories: 1080x1920 pixels.

 

 WhatsApp

O WhatsApp tem sido um grande aliado das estratégias digitais que envolvem o “push”, a notificação que alerta o usuário sobre a mensagem.

Com o uso desse aplicativo de troca de mensagens em sua empresa, é importante se atentar à maneira que o seu canal (número) vai se comportar, especialmente em relação ao visual do avatar, das publicações e da linguagem abordada.

Principais formatos:

  • Avatar: o tamanho mínimo é 140x140 pixels e, para dispositivos de maior resolução, 192x192 pixels.
  • Imagem: 1080x1920, mas se atente: a exibição será quadrada. No caso de divulgação de conteúdo, limite a informação para o formato de 1080x1080 pixels (imagem abaixo).

 

YouTube

Segundo o próprio YouTube, a rede “... tem mais de um bilhão de usuários, o que representa quase um terço dos usuários da Internet. Diariamente, essas pessoas assistem bilhões de horas de vídeo, gerando bilhões de visualizações”.

Sucesso entre empresas e usuários que fazem o upload de vídeos, a ferramenta também permite a personalização de um canal, com imagens estáticas que vão desde foto de perfil aos thumbnails dos vídeos publicados.

Principais formatos:

  • Imagem de capa: 1060x175 pixels.
  • Imagem de perfil: 100x100 pixels.
  • Imagem de vídeo: 368x207 pixels, com uma miniatura de 196x110 pixels.

 

LinkedIn

A rede social dos contatos profissionais também merece atenção, especialmente por ter atualizado recentemente seu layout, formatos permitidos e tamanhos das imagens dentro do seu feed de notícias.

Formatos para o perfil de empresas:

  • Imagem de capa (perfil empresa): 1536x768 pixels.
  • Imagem de perfil (perfil empresa): 130x130 pixels.
  • Imagem para o feed: 520x320 pixels.
  • Imagem para o feed (com link): 520x272 pixels.

Pinterest

A rede social focada em inspirações atrai todo tipo de público e pode ser ideal para o seu tipo de negócio. Além destas referências, as publicações da rede vão desde obras de arte a tutoriais.

Principais formatos:

  • Imagem de perfil: 160×160 pixels.
  • Banner dos painéis: 200×200 pixels.
  • Imagens usadas como pins: 236 pixels de largura.

 


É importante dizer que todas as redes sociais citadas são frequentemente atualizadas, tanto em funcionalidades e formatos permitidos quanto em layout e disposição de como os posts vão se comportar.

Por isso, faça testes regularmente para conferir se sua mensagem será entregue da forma que você deseja, garantindo a eficiência da sua estratégia e a melhor visualização dos seguidores!

Se achar melhor, baixe o nosso e-book dos formatos das redes sociais 2017, e guarde para consultar quando precisar.

 

Tatiana Arantes

Gerente de Marketing Digital

Publicitária, pós-graduada em Gestão de Varejo, especialista em Google Adwords, Inbound Marketing e Marketing Digital de Performance. Com 7 anos de mercado e há 4 focada em marketing digital, acumula experiência em plataformas de e-commerce, gestão de equipe e projetos inbound. Na LabCom desde 2015, está à frente de planejamento, atuação e monitoramento digital de todos os clientes da agência.