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Blog: aprenda como montar um calendário editorial simples e funcional

Por Luciana Cecchini

Com o ano começando estabelecemos novas metas e iniciamos os planejamentos em todas as áreas. Com o blog corporativo não é diferente: é preciso organizar os processos e formular o seu calendário editorial. Aqui você vai aprender a preparar um cronograma simples, porém funcional, que irá auxiliar nas estratégias traçadas, além de entender a importância dessa ferramenta para o Marketing de Conteúdo.

Por meio do calendário editorial, é possível planificar de forma detalhada o conteúdo adequado à comunicação. Além de otimizar a coordenação dos trabalhos junto à equipe de autores, esse recurso permite antecipar o desenvolvimento de posts de acordo com datas especiais ou eventos importantes para o posicionamento da marca. Isso além dos benefícios básicos: definir prazos de produção/publicação/divulgação; administrar os temas, evitando repetições; melhorar a frequência; variar os formatos (artigos, entrevistas, vídeos, e-books, infográficos, webinars) etc.

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Então vamos lá:

  1. Escolha uma ferramenta
    Existem diversas opções, como o Google Calendar, que permite criar eventos para cada postagem, convidar pessoas, ativar alertas para lembrar tarefas etc.; o Plugin Editorial Calendar para WordPress, que gerencia rascunhos de posts, altera datas, acompanha o status etc.). Mas você também pode, como eu, optar pela boa e velha planilha. E por que eu prefiro planilhas? Bem, porque posso personalizá-la e, se estiver em nuvem, como Google Drive e Dropbox, melhor ainda pois consigo acessá-la em qualquer dispositivo e atualizá-la com facilidade sempre que precisar.

  2. Defina os objetivos e determine uma frequência
    É importante que os propósitos do blog estejam claros – esses objetivos podem ser subdivididos pelo período que melhor se adeque à sua estratégia. Defina também a periodicidade das publicações segundo o que você e sua equipe de fato conseguirão executar, pois não adianta postar todos os dias em uma semana e na seguinte o blog ficar “às moscas”. Não se esqueça: o mais importante é não perder a relevância dos temas e nem dos conteúdos.

  3. Planeje o conteúdo
    Na planilha, estabeleça os seguintes campos:
    - Conteúdo: defina o tema e o tipo: artigo, vídeo, infográfico, entrevista, webinar etc.
    - Autor: o nome do profissional da equipe que produzirá o artigo.
    - Data de publicação: segundo a frequência determinada e o prazo para a produção.
    - Dead Line: o prazo de entrega.
    - Status: pode ser subdividido em Produção, Revisão, Edição de Arte e Publicado.

  4. Editorias, audiência e palavras-chave
    Se o seu blog tiver editorias, como o da LabCom que tem Comportamento, Design, Digital, Especiais, Experiências e Portfólio, é interessante que a sua programação de conteúdo tenha essa subdivisão na planilha, com especificação de audiência e seleção de palavras-chave para cada artigo.
  5. Canais de divulgação
    A planilha deve conter também os canais de divulgação do blog, como as redes sociais e e-mail marketing, se possível com objetivos, datas, horários de postagens, pessoa responsável e status.

Voilà!

Com o calendário editorial criado, mãos à massa.

Lembre-se: é importante atualizá-lo sempre que necessário, checando se o planejamento está tendo os resultados esperados.

E então, vamos começar?

Luciana Cecchini

Comunicação Corporativa

Jornalista, acumula mais de 20 anos de carreira com atuação in company, agência, impresso e on-line. Expertise em comunicação corporativa, publicações e marketing de conteúdo, além de projetos de endomarketing, gestão de crises e implementação de ações.

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