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Blog: 9 dicas essenciais para um conteúdo memorável

Por Luciana Cecchini

Um dos maiores desafios dos profissionais de Marketing de Conteúdo é produzir constantemente, e o principal: mantendo a qualidade. Afinal, de que vale escrever algo pelo qual ninguém vai se interessar? Então, para que isso não aconteça, dê uma olhada em algumas dicas e truques que elenquei para ajudar você:

  1. Comece planejando

Organize as publicações do blog em um calendário editorial, planificando detalhadamente o conteúdo adequado à comunicação durante um período pré-estabelecido. Além de antecipar o desenvolvimento de posts e permitir tempo hábil para desenvolvê-los com qualidade, ainda é possível prever datas especiais ou eventos importantes para o posicionamento da marca. Mas nunca se esqueça de deixar espaço para a flexibilidade em seu planejamento, afinal pode surgir um fato novo a ser explorado.

Confira aqui:
Aprenda como montar um calendário editorial simples e funcional

  1. Mode on: pesquisa

Assim que surgir aquela ideia para um post, entre no “modo pesquisa”. Isso mesmo: você não precisa explorar um tema apenas quando está oficialmente planejando o seu conteúdo. A dica é: anote até mesmo aquilo que à primeira vista parece uma bobagem, e aponte as formas de desenvolvê-los, descrevendo os principais pontos a serem explorados e listando os sites que podem fornecer informações a respeito. Dessa forma, você acaba se deparando com referências interessantes quando menos espera.

  1. Inovar é preciso

Além de criativos, seus textos precisam ser originais, ou seja, não adianta reproduzir ideias encontradas na web. Você deve pesquisar e se inspirar, mas jamais copiar (#peloamordedeus) ou abordar o que todo mundo está farto de ver por aí. Lembre-se: um conteúdo desgastado não vai atrair ninguém.

Se determinado assunto está em alta, ok, aborde-o, mas de forma inovadora, apontando um ponto de vista diferente ou fazendo uma relação criativa e interessante. É fácil? Não, ninguém disse que seria. Um conteúdo de qualidade vai dar mais trabalho, mas o resultado será mais eficiente, pois não apenas torna um site/blog melhor, como também trará mais relevância em seu ranking de buscas.

Só pra reforçar: se você quer ser um bom profissional de Marketing de Conteúdo, além de escrever bem e explorar temas interessantes, tem que manjar um pouquinho de SEO, tráfego, leads etc.

  1. Seja criativo na abordagem

Atente-se à melhor forma de falar com seu público: o estilo do post; os formatos mais adequados; como e quando usar imagens e vídeos. São muitas possibilidades.

Já publicamos um artigo completo sobre este assunto, com os 10 tipos de posts essenciais que, a meu ver, um bom blog precisa ter. Com profissionalismo, bom senso e dedicação, garanto que os resultados serão excelentes.

Confira:
Blog: 10 tipos de posts para atrair tráfego e gerar resultado.

  1. Seduza o leitor

Já parou pra pensar o que faz uma pessoa se interessar pelo que você posta em seu blog? E mais, querer compartilhá-lo? Se quer engajar o público, o conteúdo tem que ser atraente e envolvente – principalmente no início – afinal, é nas primeiras linhas que o leitor decide se vale a pena, ou não, ler aquele artigo.

E provocá-lo é a chave. Mas como fazer isso?

Confira alguns truques:

- Inicie o texto com um questionamento ou faça perguntas durante a leitura para que a pessoa reflita, por exemplo, sobre a melhor forma de usar as dicas fornecidas naquele artigo.

- Comece o texto com uma boa história. Quem não adora uma? Com certeza vai prender a atenção do leitor, que vai ficar curioso para saber o desfecho. Se puder, conte sobre uma experiência pessoal que permita relacionar à mensagem que você deseja passar.

- Use estatísticas pertinentes ao tema no início, pois é um ótimo recurso para atrair o interesse. Apenas cuidado com as fontes.

- Utilize a citação de um autor reconhecido. Além de trazer credibilidade, você ainda consegue dar embasamento ao tema que está defendendo.

  1. Abuse de títulos “matadores”

Se o conteúdo precisa ser interessante, imagine o título! Segundo dados do Copy blogger somente 20% das pessoas que veem uma chamada continuam a ler o texto. Por isso, dedicar-se ao título é tão importante.

Um bom título precisa ter clareza em relação ao que será explanado no texto; concisão para que não seja cortado pelo meio nas páginas de busca (respeito pelo limite de caracteres – 55 e 70) e otimização para que se destaque no ranqueamento dos buscadores (uso de palavras-chave).

E, claro, é preciso criatividade para atrair e reter o público!

- Fazer uma pergunta logo de cara, no título. Como mencionamos acima, fazer um questionamento sempre atrai a atenção: Seus posts têm engajado o seu público?

- Apresentar listas, como o título deste artigo: Blog: 8 dicas para um conteúdo memorável. Números também atraem.

- Ensinar o leitor a fazer alguma coisa: Como escrever bem em 5 passos (mesclamos este truque com a dica de listas acima).

- Usar o bom humor brincando com o tema do artigo, o que acaba por deixar seu público curioso: O título não é grande coisa, mas o conteúdo é matador.

- Usar termos que levem à ideia de “emergência”, como “definitivo”, “decisivo” “agora”: Marketing de Conteúdo: o guia definitivo.

  1. Tamanho não é documento

Dizem que hoje ninguém aguenta textos muito longos. Ok, mas se o assunto for interessante, as pessoas vão ler sim. Na verdade, para vencer a batalha dos algoritmos, o segredo é focar em qualidade. Até pouco tempo, podíamos apelar para a quantidade ou até recorrer a alguns artifícios para nos posicionar melhor frente aos buscadores. Mas isso não funciona mais, o foco é realmente a relevância de uma publicação, pois é isso que vai gerar engajamento, que é o que a gente quer, não?

Podemos considerar pequeno o texto que contém uma média de 300 palavras. Dizem que o ideal é o que contém cerca de 500, mas muitas vezes é insuficiente para apresentar, explanar e concluir bem uma ideia. De 500 a 2000 palavras é o chamado estendido. E, acima de 2000, são os épicos.

Saiba mais aqui: Qual é o tamanho ideal de um blog post? 

Você pode contar as palavras no Word (selecione o texto -> Revisão -> Contagem de Palavras) ou usar um contador online: Charcounter

  1. Atualização constante

Por último, e não menos importante, essa dica precisa ser seguida à risca. Alimentar o seu blog deve ser visto como um compromisso. É preciso atualizá-lo com frequência e, como mencionei acima, mantendo a qualidade e coerência de seus posts. Só assim os leitores voltarão, e até mesmo compartilharão.

Bom, pra concluir, alguns pontos finais:

- Terminou seu artigo? Então leia, releia, edite, teste links (se houver), preste atenção aos detalhes e à coesão. E passe por uma boa revisão.

Seus leitores agradecem!

Luciana Cecchini

Comunicação Corporativa

Jornalista, acumula mais de 20 anos de carreira com atuação in company, agência, impresso e on-line. Expertise em comunicação corporativa, publicações e marketing de conteúdo, além de projetos de endomarketing, gestão de crises e implementação de ações.

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