As tendências criativas e de mercado que vão moldar 2020!
As pautas para um mundo mais saudável, igualitário e humano vêm ganhando força no mercado e no dia a dia das pessoas!
As tendências servem para nos direcionar criativa e estrategicamente no caminho a trilhar em um determinado período. É sempre importante manter-se informado sobre os temas que ganham força a cada ano, isso ajuda a criar maneiras mais assertivas de se comunicar com o seu público.
Por isso, separamos algumas temáticas que ganharam força nos últimos tempos e demonstraram potência para trilhar novos rumos em 2020!
Produtos sustentáveis e saudáveis ganham ainda mais força!
Há alguns anos já falamos sobre sustentabilidade e começamos a tomar atitudes concretas para amenizar os impactos da modernidade na natureza e até sobre as nossas vidas.
A rotina intensa, a poluição, os barulhos, a falta de alimentação saudável... todos esses fatores que influenciam nosso cotidiano estão sofrendo uma tentativa de redução de danos através de produtos artesanais e orgânicos, práticas mais sustentáveis de produção, hábitos saudáveis e novos estilos de vida.
O consumo sustentável não diz respeito somente à redução de impactos na natureza, mas também representa a busca por bem-estar e qualidade de vida.
Esse cenário incentiva as marcas e os criativos das agências que buscam incorporar estes elementos no cotidiano e nos trabalhos!
O “ar natural” que ronda o mercado também cerca os criativos de agências!
Com base em suas próprias coletas de dados, o maior banco de imagens do mundo - o Shutterstock, divulgou um creative trends que mostrou um aumento de mais de 500% em pesquisas de imagens relacionadas a caminhadas em bosque e 368% de imagens relacionadas a acampamentos. Além disso, a busca relacionada a esportes e fitness apresentaram um aumento de mais de 1.600%!
Ou seja, o sustentável e o natural são, também, um lifestyle que representa a busca por mais qualidade de vida e estão entre as maiores tendências criativas e mercadológicas, não só para 2020, mas para toda a década que se inicia.
Personalização de marca e experiência de consumo seguem em alta!
Já não é de hoje que sabemos da busca do público por mais experiência no consumo de produtos, alguns estudos mostram que até 89% dos brasileiros dizem que experiência é o que mais impacta a decisão de compra.
Apesar de tudo, só a tecnologia não basta! O mesmo estudo feito pela PwC, aponta que 80% dos consumidores esperam que haja mais interação humana.
Nesse contexto, as inteligências artificiais ganharam espaço. Nem precisamos falar do case de sucesso da Magalu, do Magazine Luiza, e os ótimos resultados criativos que a mascote nos apresenta. No entanto, é bom ficar antenado e buscar soluções inovadoras que alinhem a experiência de consumo, a inovação e a interação humana!
Esse pedido por mais experiências de consumo só fortalece o fato de que a venda se inicia antes do fechamento do negócio e a relação entre empresa e consumidor não termina após a entrega de um produto.
Suporte, pós-venda, redes sociais ativas e interações das mais variadas formas personalizam a marca e agregam na experiência de compra do produto, dando força a essa grande tendência da nossa era.
De pauta política à inserção no mercado: a diversidade ganha força!
Quando falamos em luta conta homofobia, racismo e diversas outras formas de discriminação, parece algo político e distante da realidade. Mas, na verdade, o desafio de um mundo com mais igualdade, faz parte do nosso dia a dia e já vem ganhando força entre as grandes marcas – Burger King em diversas campanhas e a própria Coca-Cola Brasil, que nomeou como vice-presidente de Marketing, Poliana Sousa, conhecida por liderar a pauta de igualdade de gênero dentro da companhia.
Por outro lado, um mundo melhor para todos passa também pela batalha por cuidados com a natureza e o meio ambiente e a diminuição da desigualdade social. O banco de imagens Shutterstok demonstra na prática que as buscas por ícones que remetem à desigualdade, protestos e ambientalismo tiveram alta de até 465%!
Se de um lado o mercado incorpora em sua rotina as pautas igualitárias e a luta por um mundo melhor, os criativos também ficam atentos a esta tendência que só cresce. Por isso, a cada início de ano, é necessário reinventarmos e repensarmos as linguagens para, assim, encontrarmos soluções inovadoras que agregam valores às marcas e ao cotidiano das pessoas!
Estão preparados para as pautas que vão correr em 2020? Então compartilhe e fique por dentro dos próximos posts em nosso blog que vamos falar sobre muitas coisas neste ano!

LabCom
Via Comunicação Corporativa
Contato: Luciana Cecchini luciana.cecchini@labcom.com.br