Apresentações de sucesso: a importância do briefing
Toda vez que finalizamos um grande projeto, daqueles que fazem os olhos brilharem, eu penso no briefing. Pode até parecer estranho, mas é inevitável, pois foi ele que definiu o objetivo, as expectativas, o público, entre outros fatores primordiais para a sua concepção. Ouso dizer que o briefing é essencial para atingir o sucesso de uma apresentação.
Abaixo elenquei alguns pontos que um bom briefing precisa levantar para munir a Criação com informações relevantes, garantindo que uma apresentação atinja o objetivo proposto – inclusive, esse é o primeiro item a ser levado em conta na minha lista. Confira:
- Determine o objetivo
É preciso ter muita clareza sobre o objetivo: será uma apresentação educativa, motivadora, vendedora ou informativa? Essa definição é o ponto de partida do briefing, pois apontará o tipo de abordagem visual e linguística, além dos parâmetros que devemos seguir para estruturá-la. Muito importante também é entender os sentimentos, reflexões e atitudes que desejamos provocar na audiência. - Explore o conteúdo
Além do objetivo, é fundamental compilar dados e informações necessários para a apresentação, focando na narrativa e nos pontos-chave que serão retratados. - Defina a abordagem
É muito importante saber se contaremos com um apresentador. Em caso afirmativo, é necessário alinhar o tom. Caso seja uma apresentação não presencial, ou seja, sem o apresentador, o material precisa ser autoexplicativo, com uma narrativa mais completa (mas com bom senso em relação à quantidade de textos), além de imagens e dados mais elaborados.
- Mapeie a audiência
Podemos dizer que o público é o personagem principal, por isso precisa ser bem delineado no briefing, garantindo que a apresentação seja realmente direcionada a ele. Responda às seguintes indagações:
- Quem é seu público (gestores, equipe de vendas, clientes)?
- Quao o seu perfil?
- O que ele sabe sobre o tema?
- O que gostaria de ouvir ou saber mais?
- Como pode ser impactado?
Entenda também o tamanho do público, um fator importante pois interfere no visual e na linguagem utilizada, determina o tom da apresentação, que pode ser mais pessoal e intimista, por exemplo. - Estime o tempo
Prever a duração da apresentação, com subdivisões de tempo para cada tela ou assunto, é muito importante para cumprir o cronograma, principalmente em eventos e palestras. Em reuniões corporativas, o ideal é preparar a apresentação de acordo com o tempo disponível dos envolvidos. E não se esqueça: apresentações longas cansam e acabam fazendo o público perder o interesse, mesmo quando o tema em questão é instigante. Por isso, é recomendável que o briefing indique o tempo ideal para a apresentação. - Entenda o contexto
Outro ponto a ser considerado é o contexto da apresentação, a plataforma e a estrutura (física e tecnológica). No briefing, é importante levantar informações sobre o lugar onde será realizada, acesso a computadores, projetores, dimensões da tela, iluminação, som, acomodações, enfim, todos os recursos disponíveis – e analisar se há a necessidade de incluir algum equipamento. O foco é manter a qualidade profissional da apresentação.
Com esses pontos bem definidos no briefing, fica muito mais fácil dar início ao planejamento e construir o roteiro, que será o tema do próximo post desta série sobre apresentações de sucesso. Fique de olho!

Flávia Rosa
Gerente de Operações
Formada em Relações Públicas com MBA em Marketing, conta com mais de 15 anos de carreira e está há 14 na LabCom, atualmente à frente do Departamento de Operações. Contabiliza experiência em eventos corporativos e em gestão de contas, atendendo a clientes como: Bombril, Coca-Cola, Shincariol, Ducoco Alimentos, Dabi Atlante, Amanco e Dow AgroSciences.