Blog

Aprenda a criar apresentações de sucesso

Por Emerson Moraes

Você é daqueles que acham que apresentação é sinônimo de Power Point? Pois saiba que está redondamente enganado: os slides são importantes ferramentas de apoio, mas estão longe de ser o principal fator para o sucesso da apresentação.

Para que ela comunique bem a ideia e tenha resultados satisfatórios impactando a audiência de forma positiva, é preciso seguir alguns passos importantes:

  1. COMECE PELO BRIEFING

O ponto de partida é compreender a necessidade do cliente e o objetivo da comunicação: expor um projeto, um produto, resultados, novos direcionamentos etc. Na sequência, entenda o público-alvo reunindo o maior número de informações sobre ele (faixa etária, posição social, gostos, consumo etc.). A partir daí é preciso levar em conta o que é mais relevante para a sua audiência e qual sentimento precisa ser despertado para direcioná-la às ações pretendidas: compra de um produto, serviço, ou aceitação de uma ideia.

Também é preciso levar em consideração o contexto: o tempo disponível, o espaço (iluminação, acomodações, ferramentas disponíveis etc.), quantas pessoas assistirão, quais mídias podem ser trabalhadas, entre outros.

  1. DESENVOLVENDO O ROTEIRO

Toda mensagem precisa ter começo, meio e fim, por isso é fundamental a criação de um roteiro. A partir das informações colhidas no briefing, determine o tema ou foque no institucional (marca e comunicação já existentes).

Comece com uma introdução atraente, que realmente desperte o interesse do público: um suspense, uma boa metáfora; dados que impactem a audiência; ou mesmo a objetividade do assunto. Uma boa dose de criatividade é sempre bem-vinda.

Depois, divida a apresentação (no máximo em quatro partes, para não ficar arrastada), estabelecendo e nomeando blocos a partir dos principais tópicos que serão trabalhados. E conclua enfatizando as ideias, passando conhecimento ao público, provocando-o.

Com esses pontos bem definidos, crie uma história que gere empatia, estabelecendo conexões emocionais e racionais. Aqui é importante que uma mensagem esteja correlacionada à outra.

  1. APOIO VISUAL

A velha regrinha “menos é mais” cabe muito bem aqui. Cuidado é a palavra de ordem na hora de inserir as informações na plataforma visual (Power Point ou mesmo o Prezi ou o Keynote). Nada de textos longos ou templates prontos, cada apresentação é única e precisa de um visual adequado para que a mensagem seja captada sem perder o foco.

  1. FOCO NO APRESENTADOR

Ele é o fio condutor, e seu desempenho é fundamental para o sucesso da apresentação.  Além do domínio técnico sobre o tema, ele precisa seguir a linha de raciocínio preestabelecida e aprimorar a comunicação corporal para levar confiança ao público. Por isso, ensaiar é essencial: memorize o macro; pratique slide por slide e marque o tempo necessário para cada um.

Dica de ouro: Tenha algumas histórias na manga para poder interagir com o público. E, na hora de apresentar, use-as para descontrair e divertir!

  1. APRESENTAÇÃO NÃO PRESENCIAL

Para finalizar, um pouquinho sobre apresentações não presenciais. Elas podem abordar um projeto, uma marca, um produto e até mesmo uma empresa.

Nesse caso, não vai haver a figura do apresentador. O material pode seguir os mesmos passos, porém, precisa ser autoexplicativo. Isso significa que deverá ter um pouco mais de textos, imagens e dados mais elaborados. Mesmo assim, é preciso muito bom senso para não poluir o material e torná-lo longo e entediante.

Espero que essas dicas ajudem você a melhorar ainda mais as apresentações que precisar desenvolver. E fique de olho, vamos falar mais sobre este tema aqui no blog.

Emerson Moraes

Editor de Arte

Publicitário, com quase 20 anos de atuação na área de Criação, 5 deles como Editor de Arte na LabCom, integrando projetos criativos para grandes marcas, como Dow AgroSciencies, Amanco, BomBril, Sabor&Vida, ForteFrigo, Plena Alimentos, entre outros. Acumula também experiência em processos gráficos e design.

Encontrou algum erro ou algum problema em sua navegação por nosso site?