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A importância do design de embalagens

Por Jonas Senno

“Beleza é fundamental”, já dizia o poeta. Ok, mas não é tão simples assim, principalmente se o assunto é design de embalagens – nesse caso há mais aspectos a serem levados em conta. É obvio que elementos como cor, formato e layout são importantes, mas a concepção criativa vai muito além disso.

A embalagem pode ser considerada uma mídia. Isso mesmo: é o primeiro ponto de contato físico entre a marca, o produto e o consumidor. E pode ser o último recurso para induzir à compra. Por isso, mais que desenvolver um layout, é preciso criar uma experiência emocional que transmita o posicionamento e os atributos do produto e da marca, por meio de formas, cores, texturas, clains, informações, rotulagem etc.

Construindo um relacionamento emocional

Um bom exemplo é a edição especial da Skol, recém-lançada e intitulada Skolors (Veja aqui), que troca o tom amarelo das latinhas por 5 tonalidades de pele. A ideia foi conectar pessoas e dar destaque ao cenário cultural e artístico afro-brasileiro. Isso é ou não é conceitual? É ou não é emocional?

Mon Bijou

Aqui na LabCom fizemos a revitalização da Mon Bijou (Bombril), que envolveu uma pesquisa aprofundada junto ao público-alvo e uma análise de mercado com visitas ao PDV. Isso nos permitiu entender o que as consumidoras esperavam das embalagens. A partir daí fizemos um estudo mais focado e desenvolvemos uma nova roupagem, conferindo à marca e ao produto um toque diferenciado, jovial e inovador.

Sabor&Vida

Outro case que faço questão de abordar é Sabor&Vida. Após realizarmos estudos, chegamos a uma estratégia para colocar a marca em um lugar privilegiado no mercado de laticínios. Com a revitalização, surgiu também um portfólio de produtos. Essa renovação, baseada em saúde e bem-estar, passou a definir a personalidade da marca.

Dicas

  • Nunca se esqueça que o design precisa destacar o produto no PDV.
  • Além da mensagem promocional, atente-se à importância dos textos legais (informação nutricional, peso, validade, advertências).
  • Seja criativo nos textos, cores e principalmente clains para atrair o consumidor.
  • Crie uma identificação com o consumidor, refletindo na embalagem o seu estilo de vida e ampliando o desejo de compra.
  • Preste atenção ao selecionar materiais para a produção do shape: afinal, é função da embalagem proteger o produto.
  • Pense na logística ao formatar a embalagem (capacidade de empilhamento, acondicionamento etc.).

Viu como é importante o papel do design de embalagens? Aqui nesta área da LabCom, atuamos em diversas frentes para gerar as melhores condições de desenvolvimento e os melhores resultados para nossos clientes.

Jonas Senno

Gerente de Criação

Formado em Publicidade e Propaganda, possui 20 anos de experiência no mercado, sendo 7 à frente da Criação da LabCom. Expertise em coordenação criativa, conhecimentos gráficos e design, atuando como líder em processos criativos para grandes marcas como Bombril, Schincariol e Dow AgroSciences.