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A hora e a vez do Marketing Digital

Por Tatiana Arantes

Conteúdo útil. Atendimento personalizado. Consumidor exigente. Este é o cenário, hoje, (muito resumidamente, claro!) que abrange o marketing digital.

E a cada dia, surgem novas ferramentas e meios para atender às necessidades de um público cada vez mais segmentado. Dentro desta perspectiva, o marketing digital vem ganhando cada vez mais força e espaço dentro do planejamento de campanhas publicitárias.

Vamos entender os porquês:

1. A internet e suas infinitas possibilidades

Há poucos anos, ter um site era um diferencial de uma empresa (de qualquer porte). Mas hoje a história é bem diferente: o site tornou-se, em várias situações, o principal meio de comunicação de uma marca e, segmentando a publicidade para um determinado nicho, é possível alcançar o target com um orçamento bem inferior, se comparado a campanhas tradicionais.

Essa possibilidade, de definir e classificar o target personalizado, permite uma concorrência mais justa, diferente de outros meios, como revistas e televisão, por exemplo. E atrai cada vez mais empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.

2. Indicadores mais precisos, investimento flexível

Outra vantagem é que o budget para ações digitais é completamente ajustável. Ou seja, é possível manipular o investimento de qualquer campanha de acordo com o desempenho dos anúncios/publicações, definindo o melhor caminho a seguir.

A partir de uma medição de resultados por meio de métricas de envolvimento e análises de repercussão é possível repensar a estratégia de comunicação, encerrando anúncios com pouca aceitação e alocando recursos maiores em campanhas que estão funcionando melhor.

3. Conteúdos que funcionam, posts que engajam

Dentro do marketing digital, existem formas diferentes de comunicar e encantar o cliente, criando um relacionamento entre ele e a marca. É possível encontrar o seu público nos mais diversificados canais, o que acaba por tornar necessária uma comunicação diferente para cada canal, sem riscos de saturação e com maiores possibilidades de engajamento.

4. Omni channel

Com tantas vantagens, fica claro o porquê do marketing digital ter se tornado uma das peças fundamentais na hora de desenhar a estratégia de uma campanha. É algo que está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e que possibilita a personalização e segmentação do que cada um vai receber. Além disso, esta é uma área em constante inovação, sempre com novas plataformas e métodos de interação.

Para finalizar, é importante frisar o quão valiosas são as estratégias que englobam as ações on e off-line. É preciso, sempre, explorar as possibilidades de interação com o consumidor. Em um mundo onde vendemos tanto experiências quanto produtos, as marcas que abraçam este conceito multicanal são as que mais se destacam e tornam-se referências para os consumidores. Na LabCom, o marketing digital ocupa lugar de destaque, integrado a toda a comunicação da agência – e temos cases de sucesso que ainda vou abordar por aqui – fique de olho e até a próxima!

Tatiana Arantes

Gerente de Marketing Digital

Publicitária, pós-graduada em Gestão de Varejo, especialista em Google Adwords, Inbound Marketing e Marketing Digital de Performance. Com 7 anos de mercado e há 4 focada em marketing digital, acumula experiência em plataformas de e-commerce, gestão de equipe e projetos inbound. Na LabCom desde 2015, está à frente de planejamento, atuação e monitoramento digital de todos os clientes da agência.